Primeiramente gostaria de esclarecer que este artigo não possui o intuito de ensinar programação e sim contribuir com proprietários ou administradores de servidores para que muitas tarefas repetitivas ou complexas deixem de ser executadas de forma manual, consumindo mais tempo e trabalho. A tecnologia nos trouxe o advento da automação, já aplicado nas metodologias de programação que trabalhamos diariamente.
Quando se usa a programação ao seu favor, você está automatizando processos que tomariam tempo de alguém que poderia estar prestando um atendimento menos robotizado para seus clientes, estudando inovações como novos produtos ou tecnologias ou realizando vendas para sua empresa.
A programação não possui limites, quanto mais tarefas corriqueiras e complexas você automatizar, melhor para sua empresa.
Para os programadores, é comum falarmos em automação em PHP, ASP ou qualquer outra linguagem de programação. Agora, há casos em que alguns profissionais ficam receosos ao ouvir a sigla SSH, que se referencia à Shell Script, prompt de comando dos sistemas operacionais baseados em Unix. A Shell Script é uma linguagem poderosa que permite usuários com noções básicas de programação já automatizarem pequenas tarefas e, com o aprofundamento, realizar procedimentos complexos de forma automática e lógica.
Se você é programador, não terá dificuldades em se aventurar por esta linguagem e automatizar várias tarefas em seu servidor. Agora, se você não lida com programação, não desanime, afinal mesmo não sendo desenvolvedor existe muito material sobre a linguagem disponível com conteúdo de qualidade em português.
Exemplos de tarefas automatizadas com shell script: backups, qualquer tipo de monitoramento, scripts que agrupam comandos que possuem muitas linhas ou comandos complexos, também podemos programar scripts para fazerem tarefas repetitivas e se necessário colocá-las no cron do servidor para que sejam automaticamente executadas, etc.
Assim como você usa um gerenciador financeiro para administrar as finanças de sua empresa (como o WHMCS, por exemplo), você pode criar aplicações próprias em shell script também para automatizar e tirar o melhor proveito possível do seu servidor.
Ao dominar o shell script você poderá combiná-lo com outras linguagens e então expandirá bastante as funções de seus scripts e ferramentas de automação.