Muitos usuários vem enfrentado problemas relacionados a envios de e-mails, estes geralmente com mensagens de erro como: “Erro 421”; “Error could not connect to SMTP server”; “Erro no servidor SMTP”, entre outros. Após ‘esquentar’ a cabeça buscando uma possível solução, verificamos que o antivírus, mais especificamente o Avast está bloqueando a saída de e-mails.
O Avast possui um módulo residente, mais especificamente “Módulo de Email”, relacionado com estes problemas. Este em suas configurações avançadas, possui a opção “Contas SSL”(Menu barra lateral esquerda), a configuração que já existe dentro desta opção é a grande responsável pelo bloqueio, pois a porta SMTP utilizada pelo Avast nesta configuração é a 25, esta porta caso não saibam, foi determinado recentemente pelo Comitê Gestor de Internet(CGI.br) seu bloqueio nacionalmente com principal intuito de reduzir os spams, sendo assim a porta substituta está sendo a 587.(Leia mais
aqui)
Retornando ao nosso foco, sendo assim dentro da opção referida acima, “Contas SSL”, deverá ser alterada a porta SMTP para 587 e em “Encriptação” selecionar “Nenhuma”, após isto o envio de e-mail voltará com sua funcionalidade, abaixo estão os links com procedimentos realizados acima, porém em imagens.
Etapa 1: Módulos Avast
Etapa 2: Módulo Email – Contas SSL
Até mais!