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Sempre que você estiver procurando uma empresa de host, a última coisa que você provavelmente vai prestar atenção é nesta palavra: Inodes. No momento da contratação, existem uma série de fatores que os usuários iniciantes tendem a ignorar. Normalmente, os usuários só descobrem o que significa Inode quando uma das suas contas é notificada e/ou tem problemas com espaço em disco. Esses problemas tendem a ser mais intensos em servidores compartilhados, pelo simples fato de que você está dividindo estes recursos com outros usuários em uma única máquina.

Entenda o que são Inodes

Tentaremos simplificar o máximo possível para não confundir sua cabeça. Vamos supor que João tem um site WordPress, realiza as devidas instalações e adiciona uns 4 ou 5 plugins. João então carrega 20 fotos, ou seja, arquivos, e altera os dados. No exemplo das fotos, 20 fotos equivalem a 20 inodes. Caso João também salve seus e-mails no servidor, cada e-mail equivale a 1 inode. Consequentemente, o número de inodes vai crescendo e, dependendo do uso, facilmente você pode atingir o limite que normalmente é definido para os planos compartilhados.

Inodes nas empresas

Pesquisando pela web, você perceberá que toda empresa de host possui termos de contratação e que, muitas vezes, esses enormes textos possuem cláusulas específicas relacionadas à utilização dos recursos como CPU, tráfegos, etc. Apesar de constar nos termos, a limitação de Inodes  geralmente passa despercebida pelos usuários.

Os Inodes são frequentemente limitados pelas empresas de host para evitar que o limite geral seja atingido. Existem empresas que suspendem a conta quando esta ultrapassa o limite de 40.000 inodes. Já em outras, o limite é bem superior e, dependendo do uso, não necessariamente você precisará se preocupar com isso.

Problema com Inodes

O número total de Inodes e o espaço reservado para eles é definido quando o sistema de arquivos é criado pela primeira vez. O limite do Inode não pode ser alterado dinamicamente e cada objeto do sistema de arquivos deve ter um Inode.

Embora seja incomum ficar sem Inodes antes do espaço do disco, você pode enfrentar problemas referentes ao limite de inodes se:

  • Você está criando muitos diretórios, links simbólicos e pequenos arquivos;
  • Você criou seu sistema de arquivos ext com tamanhos de blocos menores. O tamanho do bloco padrão ext3 é 4096 bytes. Se você estiver usando seu sistema de arquivos para armazenar muitos arquivos pequenos, você pode criar o sistema de arquivos com um tamanho de bloco de 1024 ou 2048;
  • Os servidores (Docker, LXC, OpenVZ, etc) podem frequentemente compartilhar o mesmo sistema de arquivos do node. Para fins de estabilidade e segurança, os recursos como RAM, CPU, espaço em disco e inodes são limitados. Nessa situação, o número de inodes alocados ao seu contêiner é determinado pelo administrador do node.

Diminuindo o uso de Inodes

A maioria das pessoas não necessariamente precisa estar familiarizada com os Inodes quando faz uso da sua hospedagem em circunstâncias normais, como: Site básico (institucional) ou poucas contas de e-mail, por exemplo. No entanto, para garantir que todos os clientes obtenham um alto nível em seus serviços, a maioria das empresas de host implementa limites de Inodes para reduzir os abusos de recursos em planos compartilhados.
A fim de evitar problemas com a limitação dos Inodes, você pode fazer uma limpeza de arquivos que não mais sejam utilizados em sua(s) conta(s). Aqui estão algumas passos para reduzir o limite do número de Inodes:

  • Excluir arquivos e pastas desnecessários

Examine os arquivos e as pastas manualmente e decida se o arquivo é necessário ou não para o funcionamento do seu site. Caso o arquivo seja de um backup antigo ou se a pasta foi criada para fins de teste, você poderá baixar uma cópia para seu computador por FTP e depois remover o arquivo.

  • Limpar e-mails antigos e spam

A exclusão dos e-mails antigos ajuda muito a diminuir o número de Inodes. Poderão haver e-mails que não sejam importantes, ou seja, apenas spam, os quais você pode remover através do webmail. Você pode contar com a ajuda de nossa equipe de suporte técnico caso tenha dificuldades.

  • Limpar os arquivos de cache

A maioria dos CMS usam cache para reduzir o tempo de resposta e aplicação, criando um monte de arquivos de cache que podem aumentar o uso de Inodes. Por isso, é aconselhável ficar atento sobre as pastas de cache. Alguns CMS possibilitam a opção de limpar cache automaticamente ou caso o CMS utilizado não forneça esta opção, você poderá configurar um cronjob para limpar estes arquivos periodicamente.

Se mesmo removendo os arquivos, você continuar a ser limitado no número de inodes, sugerimos que você opte pelos planos corporativos VPS ou Servidores Dedicados onde esta limitação é superior a limitação existente nos planos compartilhados. Se tiver dúvidas a respeito, você poderá entrar em contato com a nossa equipe comercial e ter a orientação necessária sobre o melhor plano para sua empresa.

Sobre a HostDime

A HostDime é uma empresa de Data Center global que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de Cloud Escalável, Servidores Dedicados,VPS (Virtual Private Servers) e Colocation. A HostDime possui e opera Data Centers em Orlando, Florida, bem como México e Brasil (Nordeste e São Paulo), com instalações de rede na Colômbia, Hong Kong, Índia, Holanda, Los Angeles e Reino Unido.

A HostDime foi fundada e incorporada em Orlando em 2001 e conta com mais de 250 funcionários globais em sete países. Atualmente classificado como um dos data centers empresariais mais confiáveis no Sudeste dos EUA, com sua grande capacidade de rede, mais de 5.000.000 aplicativos on-line e uma base de 50.000 clientes globais ativos.