Compartilhe:

 class=

Engana-se quem pensa que a revolução industrial ficou nos livros de história. Em constante desenvolvimento e inovação, a Indústria passou por diversas etapas e hoje vivemos o que Henrik von Scheel conceitua como Indústria 4.0. Mas calma que a gente não vai ficar só na teoria.
As novas tecnologias vêm se aprimorando e a revolução atinge todos os setores, fazendo empresas repensarem suas estratégias em ambientes com mais velocidade, análise de dados e relação personalizada com clientes. Então como medir a performance em serviços nas novas tecnologias e ampliar o crescimento da sua empresa?

A nova revolução é 4.0

Os princípios da Indústria 4.0 estão relacionados a tecnologias que geram integração e conectividade, como cloud computing, Internet das Coisas e sistemas inteligentes que auxiliam na tomada de decisões humanas. Na prática, são os avanços que estamos vivendo e que começam a mudar a rotina de empresas, indústrias e pessoas.
Sabe quando uma empresa tem um grande volume de dados mas não utiliza as soluções ideais para gerar insights e análises úteis? É dessa forma que o uso das novas tecnologias deve estar alinhado à necessidade do processamento de dados e ao gerenciamento avançado das informações para que você tire o melhor proveito delas.

Cultura de dados

O primeiro passo para mensurar a performance de serviços é viver uma cultura de dados. Já percebeu como as relações com os consumidores estão cada vez mais transparentes e personalizadas? A partir do consentimento dos clientes, o armazenamento e análise de dados gera uma cultura dentro de empresas que cria relações mais profundas e de confiança com os consumidores.
Por isso, o processamento de dados de forma segura é importante para que as estratégias da empresa estejam voltadas para acompanhar a jornada dos consumidores, por exemplo. Com acesso protegido e otimizado, os dados podem ser analisados de forma avançada para a geração de insights que vão impulsionar novos caminhos de competitividade e crescimento.

Ferramentas para a melhor performance

São muitos dados para processamento e análise, mas você não precisa se desesperar. O que as novas tecnologias da Indústria 4.0 trazem é uma facilidade para esse processo. Confira as principais formas de medir a performance da sua empresa neste cenário.

Inteligência artificial

Sistemas que utilizam inteligência artificial ajudam na filtragem de informações de um grande volume de dados. No caso de aplicação de machine learning, seu uso proporciona a análise dos dados e, ao longo do tempo, trabalha para aprimorar sua eficiência e contribuir na tomada da decisão humana. Hoje, já é utilizada para identificar intenções de clientes na área de marketing, nas recomendações de plataformas de streaming e sistemas de reconhecimento facial.

Cloud computing

Sabia que o armazenamento em cloud também faz parte da Indústria 4.0? A tecnologia ajuda a mensurar sua performance através da redução de custos e minimização da latência no acesso aos dados, trazendo mais velocidade para o seu serviço. Além disso, a nuvem reforça a necessidade da segurança durante todo o processo de gerenciamento de dados e garante a satisfação dos clientes na hora de entregar a melhor experiência durante sua jornada.

Cyber segurança

As novas tecnologias são essenciais na hora de medir sua performance, mas a parte humana no tratamento de dados também é necessária. O gerenciamento avançado de dados pode contar com soluções em Data Center para manter uma proteção completa na sua gestão de TI, com suporte de equipes nas atualizações e no desenvolvimento de protocolos de segurança.
Sua empresa já está pronta para a indústria 4.0? Você pode dar o primeiro passo com a cloud computing. Conheça mais sobre os benefícios e segurança da nuvem aqui.