Compartilhe:

 class=

Chegamos em 2020 e, o melhor, concluímos os anos 10 (apesar das grandes polêmicas do calendário gregoriano). De 2010 a 2019, foram inúmeros gadgets lançados, novas mídias sociais em nossos smartphones, comportamentos humanos que mudaram completamente com a chegada dos recursos e até mesmo alguns fracassos que tinham tudo para mudar nossas vidas (quem lembra da TV 3D?).

Por isso, convidamos você a reviver o melhor da tecnologia dos últimos 10 anos através das 5 principais criações da década. Como adoramos olhar para o passado e tirar as melhores inspirações, ainda trazemos para você o que nos aguarda neste ano.

2010 – Inteligência artificial para seus negócios

Quando falamos em negócios, o conceito vale para os setores de saúde, tecnologia, segurança, publicidade e muito mais. O IBM Watson foi criado em 2010 e trouxe uma revolução para o universo dos algoritmos e ciência de dados com sua capacidade cognitiva no auxílio de tomada de decisões, análise de resultados e geração de insights.

2012 – Placa única, mas possibilidades e recursos infinitos

O marco da cultura maker bem que poderia ser um dispositivo do filme Homem-Formiga, mas de ficção, o Raspberry Pi não tem nada. O minicomputador explora quase todos os componentes de um computador normal, mas é tudo tão compacto e com diversos recursos que o torna uma inovação da década. O PC minúsculo é de baixo custo, o que o torna mais atrativo para quem quer criar e desenvolver conhecimentos práticos da ciência da computação, até mesmo a criação de um videogame só seu.

2012 – O carro elétrico que dirige por você

2012 quase foi o ano do fim do mundo, mas logo depois do Raspberry Pi, o Tesla Model S chegou para acelerar contra essa teoria. O carro elétrico, um sedan esportivo da Tesla Motors, trouxe a força de um carro quase 100% autônomo com um sistema de piloto automático, recursos em display touchscreen e uma bateria que ultrapassava qualquer concorrente.

2014 – “Alexa, toca uma música”

A famosa caixa inteligente que chegou ao Brasil no ano passado vai além de tocar sua playlist favorita. Em 2014, o Amazon Echo foi a caixinha que representou a materialização das assistentes de voz em gadgets inteligentes para casas e se tornou uma das mais populares do mundo. Vale lembrar que a primeira assistente de voz foi a Siri, criada em 2011 pela Apple, mas hoje o mercado americano é totalmente dominado pela assistente da Amazon.

2015 – Cuidado cronometrado com a saúde

A mobilidade que os smartphones proporcionam já não é novidade, mas em 2015 isso mudou com a alta qualidade dos recursos do Apple Watch, que trouxe para o segmento dos smartwatches uma performance completa com o gadget pela primeira vez. Principalmente utilizado para acompanhar avanços esportivos e monitorar a saúde constantemente, o Apple Watch já é um acessório tecnológico comum na vida de muitas pessoas.

O que esperamos em 2020?

O grande aprendizado da década passada é claro: agora, não apenas utilizamos a tecnologia, nós estamos completamente imersos nela. Celebramos cada conquista da década para inspirar o seu 2020 com novas criações incríveis, mas sabemos que nem tudo são flores.

Em 2010, iniciamos um caminho sem volta para novas aplicações e novos comportamentos. Isso transformou a forma como enxergamos a tecnologia e agora temos que aprender a lidar com os seus desafios. Antes de perguntar como utilizar um novo recurso, nossa preocupação só vem depois de usá-la: como aplicamos os princípios morais neste novo mundo conectado por informações e dados? E essa é uma atenção que devemos ter desde o começo.