Compartilhe:

Entenda como o processamento e armazenamento de dados na nuvem garante inovação, facilidade e segurança para o governo.

A transformação digital no setor público ganha relevância com a computação em nuvem, em um cenário onde milhões de brasileiros tiveram seus dados pessoais expostos por motivos de falhas em sistemas, erros humanos ou ataques de hackers.

Em 2019, o vazamento de dados foi um dos maiores incidentes que afetou órgãos públicos no Brasil, ampliando o debate sobre maneiras efetivas para a garantia de proteção de dados. Investir na nuvem se torna uma solução para a coleta e armazenamento seguro das informações de cidadãos, cumprindo leis nacionais que fomentam a inovação, facilidade e segurança diariamente.

Municípios e Estados rumo à inovação

Hoje, a administração pública prioriza o foco em estabelecer parcerias de tecnologia com dedicação exclusiva para oferecer um serviço público de qualidade. Caso precisem de alterações na estrutura de centro de dados, os órgãos devem ter como primeira opção as soluções de computação em nuvem, como aponta a Instrução Normativa nº 1, de 2019. Os benefícios são essenciais para um novo foco da gestão de TI, com:

  • uma equipe dedicada a inteligência de dados;
  • criação de novas aplicações e serviços;
  • otimização de custos e recursos relacionados à infraestrutura;
  • revisão de rotinas e práticas de cibersegurança nos processos públicos.

Mas como esse avanço impacta a vida dos cidadãos?

 

Tecnologia que conecta pessoas e órgãos governamentais

Com a tecnologia conduzindo esta transformação, a praticidade da nuvem já está mudando a relação das pessoas com o governo. A prestação de serviços públicos conta com operações disponíveis e conectadas com sistemas de diferentes entidades do Brasil em setores como de:

  • saúde, com a utilização de prontuários eletrônicos para registro dos pacientes;
  • varejo, como o app Preço da Hora, que utiliza uma arquitetura de big data para mostrar os resultados dos melhores preços para a economia dos paraibanos nas compras;
  • trânsito, com a Carteira Digital de Trânsito, em que os motoristas podem ter a CNH e o CRLV disponíveis no app e receber avisos e alertas sobre multas, renovações e recall de veículos;
  • identificação, com o e-Título, facilitando o acesso às informações pessoais direto no smartphone.

Dessa forma, as soluções estão sempre em funcionamento, sem pausas, independente de falhas na conexão com provedores de internet, falta de energia ou imprevistos que possam vir a indisponibilizar o tráfego de dados entre os órgãos públicos ou o acesso dos cidadãos.

Dados seguros do norte ao sul do país

De 2018 para 2019, os casos de vazamentos de dados no Brasil cresceram 35,5%, de acordo com o CTIR Gov, o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo.

Mesmo com a Lei Geral de Proteção de Dados valendo a partir de agosto deste ano, a Lei de Acesso à Informação já esclarece, desde 2011, que órgãos e entidades públicas devem responder no caso de danos aos dados dos cidadãos, podendo sofrer multas e advertências no caso de infrações. Neste quesito, ao migrar serviços para a nuvem, é importante pesquisar e escolher uma parceria certificada, que segue padrões e normas globais de segurança favorece o combate à fraudes e ameaças cibernéticas, como phishing, malwares e ataques DDoS.

 

O apoio da gestão de TI se torna imprescindível para educar os funcionários na rotina de gerenciamento de dados e suporte para a conformidade com legislações que estabelecem determinações sobre coleta, uso e armazenamento de dados. Além disso, o cuidado em conscientizar a população sobre medidas de cibersegurança são essenciais para que os direitos e deveres sobre a proteção de dados no Brasil seja ainda mais debatida e transparente a todos.

A nuvem já deixou de ser uma tendência para os órgãos governamentais: ela é uma necessidade para garantir a inovação em diferentes processos, sendo o primeiro passo para a transformação digital no setor público. Clique aqui e confira como a sua nuvem pode ser personalizada de acordo com as demandas do seu serviço.