O Artigo Convidado de hoje traz: Angélica Costa, fundadora e administradora do maior portal/fórum sobre hosting do Brasil, o Portal do Host.
Hoje, parei para pensar no que eu faria de diferente se fosse dar início a uma empresa de hospedagem, sabendo o que o que sei agora, levando em conta estes 6 anos no meio de hospedagem. Eis o que eu faria desde o começo, nesta ordem:
Um site melhor
Atualmente, não basta ter um site, ele tem de ser acessível aos mecanismos de busca para que você apareça entre os primeiros resultados, gerando a esperada visita de um cliente em potencial. Então eu investiria em:
– SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de buscas)
– Páginas acessíveis acessíveis de qualquer dispositvo (a navegação por ipads e celulares é uma realidade)
– Acessibilidade: poucos sites são acessíveis a pessoas com dificuldades, por que não facilitar isso e cativar um público diferente?
Gerenciador
Apesar de no começo ser meio complicado achar orçamento para bancar algo como um gerenciador de hospedagem, vale a pena usar um e descomplicar a sua vida. Já existem vários gerenciadores gratuitos, mas para sua sorte, a HostDime oferece o melhor de todos – o WHMCS – inteiramente de graça.
O gerenciador automatiza várias tarefas, como a criação de contas, envio de faturas, suspensão, emails de suporte. Assim, você não esquece de cobrar nenhum cliente ou prestar suporte.
Preços e Planos
A formação do preço é algo muito importante e não deve ser feito de maneira aleatória. O preço final não deveria ser um número que você pensa ser atraente para os clientes. Ele deve ser fruto de um cálculo que leve em conta suas despesas com servidor/revenda/vps, marketing, software, etc. Vender hospedagem a um preço muito baixo tem sido o motivo de queda de muitas revendas.
O mesmo se aplica aos planos e recursos extras. Eles devem ser pensados de acordo com seu público-alvo. Um público com mais conhecimento técnico pode exigir mais recursos e planos ilimitados enquanto iniciantes dão preferência a construtores de sites e outras facilidades.
Marketing
Existem vários meios de fazer propaganda do seu host. O Adwords é um clássico, mas existem outras alternativas – menos saturadas e mais em conta:
– Programa de afiliados: deixe os outros fazerem propaganda de você em troca de comissão
– Patrocínios: você tem espaço extra na revenda, que tal oferecer para um site influente?
– Localmente: nunca subestime o poder do comércio local. Hospedar o site da padaria da esquina pode render mais clientes.
Aprendizado
Uma coisa que eu deveria ter feito a partir da minha primeira revenda era ter estudado mais. Procure ler o manual do WHM/cPanel e descobrir todas as funções. Isso vai te dar uma base para – quando você crescer – estar preparado para um VPS ou dedicado. Estude para saber o que está fazendo e porque está fazendo. Existem vários cursos online gratuitos, inclusive do SEBRAE, tutoriais online, enfim, material não falta. Use os fóruns para tirar dúvidas, o da HostDime é bastante ativo e a equipe está por lá para lhe ajudar.
E agora?
Bom, você já sabe por onde começar. Se você está com dúvidas sobre os próximos passos, pare, reflita o que você já fez até aqui e coloque a mão nassa na elaboração de um planejamento simples. Tenha certeza que ele poderá te ajudar e muito!
Sucesso e até a próxima!