Há alguns meses atrás, o CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) lançou o sistema SIMET Público (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha) que, resumidamente, funciona como um avaliador da qualidade da banda “larga” utilizada pelos brasileiros. Através de testes realizados de acordo com a velocidade de download/upload contratada, o jitter¹ de upload e download da conexão e a latência (ping), é possível determinar se o seu provedor está realmente fornecendo uma banda larga de verdade.
O Mapa da Banda Larga no Brasil
Todos os testes feitos no SIMET tinham o CEP colhido para futuras pesquisas e, melhor ainda, o lançamento do Mapa da Internet Banda Larga no Brasil (http://simet.nic.br/mapas/). Através de uma API do Google Maps, é possível visualizar o cenário atual da internet no Brasil, mensurando a qualidade da conexão (latência / jitter), além da velocidade de download das mais variadas regiões do país. O mapa é bastante expansivo e você pode visualizar a velocidade da conexão da sua cidade, região, bairro, quadra ou até mesmo dos seus vizinhos (caso já tenham feito pelo menos um teste na plataforma).
Para os mais “adaptados” ao mundo eletrônico, o mapa pode servir como referência antes de você aceitar aquela promoção no emprego que lhe mandará para uma cidade mais remota, ou até mesmo avaliar a qualidade da sua conexão 3G.
A atual plataforma peca, no entanto, pelo fato de não mostrar publicamente a operadora utilizada para a conexão, o que seria interessante em uma análise da concorrência na região em que o cliente reside. O que não quer dizer, no entanto, que esta funcionalidade não poderá ser aplicada em um futuro próximo.
Há, atualmente, dois servidores conectados ao SIMET: O primeiro ligado diretamente à rede da PTTMetro-SP (Ponto de Troca de Tráfego entre as operadoras) e o segundo hospedado no CGI.br.
Faça já o seu teste
Verifique se a velocidade prometida pelo seu provedor é real através de um teste no SIMET. Antes de acessar a página de testes, certifique-se que o plugin Java do seu navegador esteja atualizado. Se você não sabe como verificar, simplesmente clique aqui.
Agora sim, com o Java devidamente atualizado, faça o teste nesta página: http://simet-publico.ceptro.br/
Só mais uma informação: O SIMET ainda não vale como prova (até mesmo para a Anatel) em uma possível disputa contra o seu provedor. Ele vale atualmente como um orientador de que algo provavelmente não esteja bem na sua conexão, ponto.
¹O Jitter é uma unidade de medida que analisa o atraso na entrega e recebimento de dados na rede. É o principal vilão de qualquer tipo de tecnologia que requer “bufferização” ou “buffering”, como VoIP e Streaming de Áudio/Vídeo.