Compartilhe:

Cada vez mais tecnológica, a sociedade tem caminhado para gerações conectadas e imersas no ambiente digital. Acompanhar esse movimento tem sido um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para que as organizações possam aprender como se adaptar. 

Mas, apesar de vantajoso, o ambiente on-line pode apresentar riscos para aqueles que não adotam estratégias contra ataques cibernéticos. Em 2021, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial (FEM), o Global Cybersecurty Outlookos, ataques cibernéticos aumentaram 125% no mundo com previsão de aumento contínuo, tornando-se a mais provável ameaça crítica até 2023.

Nesse contexto, a Gartner prevê que os gastos com TI em todo o mundo cresçam cerca de 5% em 2022, demonstrando que a governança da tecnologia é tão importante quanto a Environmental, social and Governance (ESG), pois apresenta um risco na gerência e sustentabilidade dos negócios.

O que é ESG? 

ESG (Environmental, social and Governance) ou ASG (Ambiental, social e governança), é o medidor de impacto positivo ou negativo das ações que uma organização causa na sociedade. Estar em conformidade com a ESG interfere na responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade das empresas. 

Segundo o FEM, dentre as razões para os riscos cibernéticos serem incluídos nas estratégias ESG estão:

  • Ameaça ao valor: 90% do valor dos ativos nas organizações são intangíveis, como dados pessoais, financeiros, entre outros. Um ataque cibernético pode comprometer os ativos críticos e gerar prejuízos para o negócio.
  • Ameaça a sociedade: com o aumento das transações digitais, a violação de dados e roubo de identidades tem se intensificado nos últimos anos, gerando um impacto enorme nas pessoas e afetando a sociedade como um todo. 

Assim, ainda segundo o Fórum Econômico Mundial, a segurança cibernética deve ser prioridade para uma boa governança ou os negócios se tornarão menos resilientes e sustentáveis, impactando a estabilidade de empresas, comunidades e governos.

Ou seja, a capacidade de gerenciar ataques cibernéticos ajuda organizações a prosperar e ter mais credibilidade com parceiros e clientes. 

Entre as previsões de segurança cibernética para 2022 e 2023 publicadas pela Garnet, até 2025, 60% das organizações usarão o risco de segurança cibernética como prioridade para realização de transações ou compromissos comerciais com terceiros.

Por isso, a cibersegurança não é só um problema da Tecnologia da Informação, mas uma estratégia favorável essencial para negócios que, em contrapartida, passam a obter melhorias na confiança dos clientes e parceiros.

Só vantagem, não é mesmo?

via GIPHY

A solução para garantir mais segurança cibernética é investir em TI que retorna como vantagem para o negócio. Nessa busca, você pode contar com as soluções da HostDime, parceira ideal para garantir a proteção dos seus ativos.

Nossas certificações atestam o nosso compromisso com a segurança da informação, como a ISO 27001. Além disso, temos um time de experts prontos para qualquer tipo de situação, oferecendo eficiência nas operações e eficácia para qualquer negócio.

Quer conversar com nossos especialistas sobre o tema e se preparar desde já contra essa ameaça virtual?  Clique aqui e fale com a gente!