Compartilhe:

 class=

Ainda estamos no primeiro mês do ano, mas as tendências tecnológicas para 2020 já demonstram a transformação digital alcançando mais empresas. Só para este ano, a Gartner prevê que os gastos de TI podem alcançar 3,9 trilhões de dólares no mundo, incluindo um crescimento de 1,9% no segmento de data center.

No setor de saúde, as novas aplicações da tecnologia geram mais que investimentos e crescimento. São novos hábitos, gadgets e oportunidades de aliar o aprendizado de máquinas com a expertise humana para criar inovações que a sociedade pode utilizar nesta próxima década.

11,5% de precisão para otimizar diagnósticos

Este é o poder do software de inteligência artificial do Google para a detecção precoce do câncer de mama. O programa localiza tumores em radiografias da mama e sua principal vantagem é complementar o olhar humano a partir da capacidade de identificar tumores que podem passar despercebido em análises. Uma tecnologia que também pode oferecer oportunidades para atendimentos médicos mais humanizados e efetivos.

Empate técnico na realização de biópsias

A velocidade para gerar análises de tumores também impacta os exames de biópsia. Para isso, um estudo divulgado na revista Nature Medicine apresenta como a IA acelera o processo de análise com precisão similar à humana. Com mais detalhes e agilidade no procedimento, a tecnologia pode ser um suporte para a detecção de doenças e tumores de pacientes.

A privacidade também muda o setor de saúde

Para o sistema inteligente da máquina aprender novas habilidades, é necessário um grande volume de informações que permitam o seu desenvolvimento. Além de buscar procedimentos menos invasivos e aumento da precisão e assertividade médica, a preocupação com o armazenamento e sigilo de dados sensíveis dos indivíduos deve ser constante.

Mais do que enxergar um duelo entre os avanços da inteligência artificial e o embasamento científico de especialistas da saúde, o intuito com o treinamento de IA é utilizar a tecnologia como uma ferramenta complementar para ajudar as pessoas.

Um novo passo para que a segurança acompanhe o ritmo de evolução da IA é o esclarecimento sobre o uso dos dados dos pacientes e a garantia de privacidade às informações coletadas, que já deve ser uma atenção constante em hospitais, clínicas e empresas desenvolvedoras dos softwares de inteligência artificial para um avanço seguro e completo para todos.