Investir em Marketing de Conteúdo se tornou imprescindível na atual conjuntura do mercado. O cliente não quer apenas comprar o produto ou o serviço, quer ser conquistado e quer receber conteúdo de qualidade, que traga informações novas e importantes de interesse dele.
Para atender à essa demanda, muitas empresas optam por criar blogs corporativos para publicarem textos relevantes destinados ao seu target. É uma estratégia importantíssima, mas que precisa de certos cuidados.
Um cuidado fundamental é sobre o template do blog, que é o primeiro contato que o usuário tem com esse espaço. Se ele não for adequado, a tendência é que o seu possível cliente sequer chegue ao conteúdo e acabe saindo do seu site, implicando em um problema para a sua marca.
Quer evitar que isso aconteça? Acompanhe algumas dicas que trouxemos de como escolher o layout certo para o seu blog!
Temas Customizáveis
Caso você não opte por contratar um profissional para isso, fique de olho em temas que você possa adequar da melhor forma. Alguns templates não permitem muitas modificações, deixando um modelo engessado que pode não corresponder a sua necessidade.
Temas customizáveis permitem que você possa inserir informações — através de plugins, por exemplo — como links para as suas redes sociais, inserção de galeria de fotos e formulários de inscrição para receber newsletter por e-mail. Caso você contrate um profissional para desenvolver o seu template, lembre-se de pedir a ele para colocar as funções que deseja.
SEO
Esse é um detalhe importantíssimo. Para que o seu site possa ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca, ele deve seguir as regras de SEO (Search Engine Optimization). São vários detalhes que devem ser observados e que são extremamente técnicos — falar de todos eles merece um post quase exclusivo —, portanto, ao escolher um tema, procure um profissional e pergunte se ele realmente está adequado para a otimização no Google.
Tema Responsivo
Lembre-se que, atualmente, as pessoas não leem conteúdo apenas no computador — elas irão acessar o seu blog também através de tablets e smartphones. Por isso, responsividade se tornou algo estratégico na produção de um blog. Um site é tão responsivo quanto a sua capacidade de abrir perfeitamente nesses aparelhos, de forma elegante e legível, com o tamanho adequado e suas funcionalidades sem prejuízos.
Acessibilidade
Ninguém gosta de ficar perdido quando acessa um site, sem saber onde estão as funções principais — menu, guia de pesquisa e histórico de posts. Então, lembre-se que o seu blog deve prezar por clareza.
Evite excesso de gadgets nas barras laterais que poluem o layout. Deixe claro para o leitor o que interessa a ele, em vez de ficar oferecendo várias opções, deixando-o perdido. Aqui, a máxima “menos é mais” prevalece.
Organização
A organização diz respeito à disposição das funções do blog, principalmente pelo número de colunas. Sites com mais de duas colunas se tornam confusos e desorganizados — pode até parecer seja o contrário, mas não funciona assim. Seguindo esse raciocínio, você mantém um visual atrativo e clean, onde o usuário sabe como encontrar exatamente o que quer, sem ficar perdido.
Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação? Deixe um comentário para a gente e não deixe de pensar em nossas dicas ao escolher um template para o seu blog!