Compartilhe:

computer screen

Quando você decide montar um site, são tantas as decisões a serem tomadas que escolher seu domínio provavelmente está bem no final da sua lista! Selecionar o layout mais bonito, decidir quem irá publicar nele e pensar em onde ele será hospedado parecem questões bem mais importantes que decidir seu URL, entretanto, o que pouca gente sabe é que decidir seu domínio é um dos passos mais significativos na criação de um site.

Além de não poder ser mudado, o domínio da sua página é como sua identidade, pois é o que deve vir à memória do seu potencial cliente quando ele procurar pela sua empresa na web. Para conhecer as práticas que podem te ajudar a criar o URL perfeito, continue lendo nosso post!

Ele deve ser totalmente original

O domínio do site é toda a extensão que é encontrada entre “http://” e finais como “.com”, “.edu”, “.com.br”, etc. Lembre-se de que registrar cada domínio envolve custos e, além disso, cada URL é único. Assim, ao registrar determinado nome, você impossibilita que outros usuários utilizem o mesmo domínio. Por esse motivo, seu domínio tem que ser algo que ainda não foi registrado.

Se o domínio que você estava pensando em utilizar já existe, você terá que pensar em uma alternativa. Para isso, ao cogitar as possibilidades de URL para o seu site, pense em algumas variações simples, caso alguma de suas opções já esteja sendo usada.

Ele deve ser fácil de memorizar

Domínios devem ser memorizados pelo usuário: quando decide entrar no seu portal, o internauta terá que digitar seu URL na barra de endereços de seu navegador, por isso, nomes que possam ser confundidos com outros podem acabar fazendo com que ele caia em outro site.

Outra vantagem de ter um URL fácil de memorizar é que ele pode ser indicado a outras pessoas espontaneamente. Afinal, você não quer que digam da sua página algo como: “Conheço um site bacana sobre esse assunto, mas esqueci o nome dele…”.

Ele deve ser fácil de digitar

Nomes complicados ou longos demais não são nem um pouco práticos, principalmente quando se tem em vista que muitos dos acessos ao seu site podem estar sendo feitos através de aparelhos móveis (tablets, celulares, etc.).

Se o internauta demora muito para digitar seu domínio ou se erra duas ou três vezes, pode acabar desistindo de acessar o seu site, por isso, escolha um nome curto e sem complicações.

Ele deve estar relacionado ao nome da marca

Você até pode optar por escolher um domínio que não coincide necessariamente com o nome da sua marca ou da sua empresa. Hoje em dia, é comum pensar em nomes diferentes para afirmar o domínio da marca, principalmente em campanhas de marketing de guerrilha. Porém, é preciso ter cuidado para que o URL continue totalmente alinhado com a ideia do produto, da marca ou da empresa.

Além disso, escolher um domínio que coincide com o nome do seu empreendimento possibilita ao internauta encontrar seu site sem passar por nenhum mecanismo de busca.

Ele não deve conter números e hífens

Perguntas como “Hífen ou underline?” ou “Em algarismos ou por extenso?” são sinais claros de que seu domínio, ao invés de conduzir as pessoas ao seu site, está criando dificuldades para que elas cheguem até ele. Evite URLs com esses signos para não causar esse tipo de problema.

Por último, não se esqueça de que o domínio do seu site funciona como uma ferramenta de marketing dele, portanto, pense bem antes de escolher um.

Se você ainda tiver alguma dúvida ou conhece outros erros mortais cometidos por empresas na escolha do seu URL, escreva para a gente aqui nos comentários!