Compartilhe:

 

Desde filtragens de spam às análises da web, um site médio normalmente utiliza dezenas de recursos para suas operações diárias. Todos os painéis de controle líderes do mercado possuem a maioria destes recursos, mas cada um deles diferem em sua usabilidade, manutenção, segurança,  entre outros. 

Ambos os painéis, cPanel e Plesk, têm um layout intuitivo, mas há sutis diferenças na forma como as características são redigidas e agrupadas, o que faz uma grande diferença para um webmaster iniciante. Por isso, é importante pensar em seu público alvo ao selecionar e personalizar o painel de controle que mais atende a sua necessidade.

Termos de hospedagem como: permissões de arquivos, registros SPF ou SpamBox podem soar estranhos para um webmaster iniciante. É importante escolher um painel de controle que seja fácil de usar e permita sua personalização. Aqui vamos compartilhar com vocês 10 fatores que devem ser levados em consideração ao escolher entre os painéis cPanel ou Plesk.

Funcionalidade

Basicamente, um painel de controle só precisa entregar 4 serviços essenciais: DNS, E-Mail, Serviço Web e banco de dados. Porém, o serviço de web hosting é muito mais complexo do que tudo isso. É preciso ter ferramentas para filtrar spam, gerenciar certificados (SSL), backups, suporte a revendedores, gerenciamento de arquivos, análise de logs e muito mais. Tanto o cPanel quanto o Plesk cobrem estes recursos de forma satisfatória.

A principal diferença entre eles são os conjuntos de recursos adicionais fornecidos por terceiros. O cPanel oferece acesso a sua API, permitindo que muitos fornecedores externos criem complementos que ampliem a funcionalidade básica do cPanel. Alguns deles são o Fantastico, o RVSkins e o firewall CSF, que aumentam os recursos disponíveis e melhoram a segurança. Isso não quer dizer que o Plesk não tenha nenhum addon (serviço adicional). Existem vários no diretório de extensões do Plesk, porém de fato existem bem mais addons disponíveis no mercado para o cPanel. Outra diferença importante é que, se você tiver projetos (sites) que utilizem a linguagem de programação ASP, apenas o Plesk poderia atender você de forma satisfatória.

Suporte ao Sistema Operacional

O mercado de hospedagem Windows é vasto e, se você pretende entrar nele, o painel Plesk é ideal para você.  O painel de controle cPanel funciona apenas em ambientes linux. Por outro lado, o Plesk pode funcionar em servidores Windows e Linux com a mesma interface e conjuntos de recursos.

Usabilidade

Os painéis de controle fornecem uma interface web fácil de gerenciar operações complexas de um servidor. Mas, a menos que a interface da web seja intuitiva, os clientes ainda achariam difícil realizar operações diárias. O cPanel a partir da versão 54 usa um tema chamado “Paper Lantern”. A maioria das funções, como a criação de contas de E-mail por exemplo, pode ser concluída em apenas alguns cliques.  Segue imagem abaixo para demonstrar a interface do painel.

cpanel-vs-plesk-cpanel-54

Já o Plesk v12 dispõe de diversas opções que são apresentadas na primeira página. O Plesk é navegável pelo menu ao lado esquerdo e as ações das contas são tão fáceis quanto as do cPanel. No entanto, a lista completa de opções desagrupadas pode parecer um pouco confusa para um usuário iniciante.

plesk12

Segurança

Uma das coisas mais críticas que podem afetar a reputação de um serviço é a segurança das contas e do próprio servidor. Ambos os painéis oferecem segurança de modo que nenhum usuário pode acessar outra conta no mesmo servidor. Você pode impor ainda diretivas de senha, tempo de inatividade de sessão, IPs em lista negra (blacklist) e muito mais. Ao comparar os dois nesse sentido, é interessante perceber que o Plesk é conhecido por reagir às vulnerabilidades de forma mais rápida. Ele reconhece um problema de segurança dentro de 1 dia e libera uma correção em uma média de 9 dias. Em contraste, o cPanel reconhece vulnerabilidades em uma média de 9 dias, e libera correções em uma média de 28 dias. De qualquer forma, é importante realizar o monitoramento constante (preventivo) de seu servidor e aplicar patches de atualização sempre que disponível.

Branding

Assim como lembramos de um círculo azul e vermelho quando você ouve a palavra “Pepsi”, você gostaria que seus clientes lembrassem do logotipo de sua empresa certo? Colocar o seu logotipo e suas cores no painel de controle é uma ótima maneira de enaltecer a sua marca.

O cPanel oferece um editor on-line onde você pode enviar seu logotipo, alterar cores e aplicar outros estilos de página tornando-o parecido com o seu site. Já no Plesk, o processo é um pouco mais difícil e requer o envio dos arquivos (upload) para o painel.

Aplicativos Móveis

Com mais e mais webmasters usando o smartphone para suas operações diárias, é importante oferecer um painel que se ajuste automaticamente. O Plesk vem com um aplicativo para dispositivos móveis totalmente suportado pela empresa. Assim, qualquer novo recurso no Plesk estaria disponível no aplicativo também. O cPanel tem uma interface web muito responsiva, mas não oferece aplicativo para smartphones.

Suporte a Revendedores

Uma ótima maneira de expandir a sua empresa para novos horizontes é permitir que outros revendam seu espaço de hospedagem. Ao criar planos de revenda, os revendedores de seu serviço certamente vão querer utilizar a sua própria imagem/logo, criar seus próprios planos, além de outras funções que são permitidas apenas para quem é revendedor.

O cPanel divide muito bem esse acesso entre usuários e revendedores. O revendedor tem acesso ao painel WHM que é dedicado ao uso dele. Por lá, o cliente pode criar contas, criar planos, atribuir contas, gerenciar espaço em disco e muito mais. resellers-cpanel-54

Já o painel Plesk não tem uma seção de revendedor padrão. Você poderá criar um perfil de revendedor usando o recurso “Service Plans” ou “Planos de Serviços”. É um pouco difícil descobrir tudo pela primeira vez mas, uma vez configurado, você não terá problemas em criar novas contas.

Adoção de Novas Tecnologias

Para manter a competitividade, é importante oferecer as mais recentes tecnologias em seu serviço. Ambos cPanel e Plesk fazem um trabalho decente em manter o ritmo com a tecnologia. No entanto, entre os dois, o Plesk tem estado um passo à frente. O Plesk ofereceu a integração do nginx primeiramente e adotou IPv6 mais cedo do que o cPanel.

Gerenciamento de Vários Sistemas

Uma das maiores dificuldades na ampliação do seu serviço é de manter vários servidores no mesmo nível de configuração. Pode ser cansativo ter que fazer login em cada servidor e executar atualizações sempre que uma nova versão ou atualização de segurança for publicada, certo? O cPanel oferece uma funcionalidade de clustering, onde o administrador pode fazer login no servidor principal e atualizar todos os demais servidores usando um único comando. O Plesk não oferece recurso similar.

Preço

cPanel e Plesk praticamente possuem preços semelhantes. Existe um detalhe que deve ser levado em consideração: no painel cPanel, você usará o sistema CentOS que é gratuito, já o Plesk (para windows) você deverá pagar pela licença do sistema operacional Windows Server.

Conclusão

O cPanel e Plesk são excelentes painéis de controle, porém o cPanel tem uma comunidade maior de usuários e é mais popular. Os dois permitem que você configure seu site, veja estatísticas, configure contas de e-mail, visualize os arquivos que você enviou para o servidor, entre outros recursos. Se leu este artigo e ainda sim tem dúvidas sobre qual escolher, entre em contato conosco que teremos o prazer em conversar com você sobre suas necessidades.

Sobre a HostDime

A HostDime é uma empresa de Data Center global que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de Cloud Escalável, Servidores Dedicados,VPS (Virtual Private Servers) e Colocation. A HostDime possui e opera Data Centers em Orlando, Florida, bem como México e Brasil (Nordeste e São Paulo), com instalações de rede na Colômbia, Hong Kong, Índia, Holanda, Los Angeles e Reino Unido.

A HostDime foi fundada e incorporada em Orlando em 2001 e conta com mais de 250 funcionários globais em sete países. Atualmente classificado como um dos data centers empresariais mais confiáveis no Sudeste dos EUA, com sua grande capacidade de rede, mais de 5.000.000 aplicativos on-line e uma base de 50.000 clientes globais ativos.