O nosso futuro distópico envolve carros voadores, refeições em cápsulas e o homem fazendo viagens espaciais com a mesma facilidade de quem pega um vôo comercial em território nacional. Mas, quando paramos para analisar os avanços que a humanidade está fazendo graças à tecnologia, essa distopia se torna até sem graça.
Vivemos na era digital, onde conseguimos quebrar fronteiras sem precisar viajar por todo o mundo, nos comunicamos através de nossos telefones portáteis, nossos relógios, nossas TVs. Com a comunicação facilitada a este nível, conseguimos quebrar barreiras da educação, das relações de trabalho e da sociedade, num geral. E ainda vislumbramos ainda mais barreiras para romper.
É por causa de todo esse contexto que num dia tradicional como o 1º de abril, nós focamos em exaltar toda essa tecnologia. É tão boa que parece mentira.
Se prepara que essa lista vai te deixar intrigado:
❄️ Carros movidos a hidrogênio
Os carros elétricos, por si, já são uma baita de uma inovação, certo? Pois cientistas da Universidade de Massachussetts desenvolveram algo ainda mais incrível: hidrogênio como combustível ideal para esses carros e ainda adicionando benefícios como a minimização das possibilidades de incêndio da máquina. Incrível, né?
? Armazenamento de arquivos em poeira
Um grupo de cientistas da Universidade Ghent, na Bélgica, se mostrou preocupado com a quantidade de metais necessários para a produção de dispositivos de armazenamentos de dados (como pendrives, hds externos, cartões de memória) e desenvolveu um método de utiliza codificadores bioquímicos para transformar fragmentos de textos e códigos QR em pó.
? Vaso de flores que apaga incêndios
Empresa subsidiária da Samsung desenvolveu um produto que ajuda desde o fator decoração até o fator segurança! O vaso funciona com uma câmera exterior recheada de carbonato de potássio, que pode ser lançado em qualquer foco de incêndio. A vontade de adicionar um item desses no carinho é grande, hein?
⏳ Volta no tempo
Um computador quântico da IBM foi utilizado por um grupo de pesquisadores físicos da Rússia, Suíça e EUA para demonstrar que é possível reverter a “seta de tempo”, que é a sensação que temos de que o tempo caminha do passado para o futuro, sem possibilidade de volta. Será que o futuro reserva carros-máquina-do-tempo ao invés de carros voadores para nós? Seria mais um acerto do filme “Back to the Future”.
? Inteligência artificial prevê alzheimer anos antes do diagnóstico
Uma doença que não possui cura, apenas tratamentos e intervenções que barram o seu avanço, agora tem um aliado para o diagnóstico eficaz: a inteligência artificial. Pelo menos foi o que saiu em artigo publicado na revista Radiology. As análises de imagens do cérebro chegaram a um ponto de precisão tão alto que detecta o mal de Alzheimer anos antes do diagnóstico. Um avanço que comemoramos muito.
? Smartphone com tela dobrável
O smartphone dobrável também está preparado para conexões móveis 5G e terá duas telas opostas que se desdobram para formar uma tela única com 8 polegadas. Ver ele funcionando tão bom quando a notícia de que ele existe.
? Vaso sanitário que monitora sua saúde
Quando falamos sobre cidades inteligentes, quer dizer que é tudo inteligente meesmo. Da geladeira que avisa que a comida está acabando até o vaso que monitora a saúde da família inteira, já pensou?
São pensamentos, atitudes e ideias relativamente simples que tem o poder de transformar a realidade. E muda tanto que a gente pode até demorar a acreditar, mas a melhor parte é que é real e se torna cada vez mais próximo de nós e parte de nosso cotidiano.