Se fossemos roubados anos atrás, teríamos que sentar e nos contentar em rezar (pray), no entanto, se você tiver o seu notebook ou smartphone roubados no século XXI e ler este artigo até o final, a sua solução estará no Prey, software open source anti-bandidagem.
Na semana passada, durante o conflito entre a população e a polícia no Reino Unido, o apartamento de um cidadão foi invadido e seu notebook foi roubado. Através do seu iPhone, a vítima pode visualizar a distância todos os rastros do bandido, como posição geográfica, costumes, sites que acessava, além de tirar fotos com a câmera do aparelho (veja uma delas abaixo):
Tudo isso foi possível graças ao Prey, software que possui uma versão gratuita bem interessante e permite que você rastreie (inclusive com fotos) o bandido que roubou o seu notebook, tablet ou smparthone.
Através de uma interface web é possível configurar quais dados estarão contidos no relatório, qual será a sua frequência de envio, se tirará ou não screenshots do PC, se a câmera deverá fotografar o meliante, dentre outras configurações bem interessantes. Com o Prey não há a necessidade de deixar a sua senha disponível, pois ele automaticamente gera um usuário com perfil de “visitante”, evitando que o seu notebook seja formatado ou que seus dados sejam lidos pelo ladrão.
Outra configuração bastante interessante é que pode-se criar um alarme que será disparado no notebook ou dispositivo móvel (o que não é recomendado, caso contrário a pessoa irá se desfazer do aparelho ou formatá-lo). Além disso, se a pessoa que o roubou estiver acessando-no sem conexão com a internet, automaticamente o Prey pesquisa por wi-fis abertas na região para enviar os relatórios via e-mail.
Testes HostDime Brasil
Nós fizemos alguns testes com o Prey em nosso escritório e realmente é possível acompanhar via Google Maps uma posição bastante aproximada do GPS detectado pelo software. Além disso, ele fica invisível no sistema e só pode ser desinstalado se o usuário fornecer o e-mail que foi cadastrado no computador.
Possui versões para Linux (uma especial para Ubuntu), Windows (XP, Vista e 7), Mac OS e Android. Para fazer o download para a sua plataforma, acesse esta página.
Em funcionamento
Confira um vídeo feito pela equipe do Prey que mostra a plataforma web em funcionamento: