Compartilhe:

Orcas& (1)

Basicamente, CDN (Content Delivery Network) ou Rede de Distribuição de Conteúdo traduzindo para o português, melhora drasticamente a velocidade de um site a nível mundial. O interessante também é que esse conteúdo não está necessariamente armazenado em um único lugar.

Como Funciona?

Como o próprio nome sugere, existem dispositivos que regionalizam o armazenamento dos dados para facilitar o acesso a eles de diferentes computadores espalhados pelo planeta. Para termos uma ideia, a cada segundo, milhões de requisições são enviadas entre os servidores. Cada requisição geralmente é mais rápido do que o piscar dos olhos, mas este período de tempo (conhecido como latência) aumenta quando os servidores estão fisicamente distantes um do outro.

A Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) é um sistema de servidores conectados estrategicamente posicionados ao redor do globo. Cada local armazena uma réplica de seus dados, por isso, quando qualquer pessoa no mundo visita seu site os dados são entregues a partir do servidor que está mais próximo deles geograficamente. Dessa forma, diminuiu o número de saltos entre os roteadores e servidores até que chegue ao local desejado.

Exemplificando

Os Bancos por exemplo funcionam de uma forma semelhante a um CDN. Veja que, quando você precisa sacar dinheiro, você não precisa se dirigir até a sede do banco (que poderia ser em qualquer parte do mundo). Cada banco conta com filiais globais em todas as grandes cidades, o que significa que as pessoas podem ter acesso a sua conta a partir de agências locais (próximas a você).

Assim como um banco, uma CDN tem servidores localizados perto seus usuários. Na prática, se alguém em Nova York está tentando acessar um site que está hospedado em Londres, um CDN próximo a ele vai entregar os dados ao invés de  atravessar o oceano, eliminando, assim, um maior tempo de resposta.

Mais Disponibilidade

Além de melhorar o tempo de resposta, a tecnologia CDN também melhorará confiabilidade / disponibilidade de um site. Como cada servidor dentro de um CDN armazena uma cópia do site e seus dados são facilmente recuperáveis a partir dos diversos locais caso um dos data centers que armazenam dados CDN sofra problemas. Dessa forma, você garante mais disponibilidade para seu site, mesmo em casos de indisponibilidade de serviço.

CloudFlare

Nós temos uma parceria com a empresa CloudFlare, uma empresa focada em melhorar a velocidade e segurança de transferência de dados online. O CloudFlare utiliza uma CDN robusta para aumentar a velocidade e a segurança de sites que passam através de sua rede. Neste artigo falamos um pouco mais a respeito e também como habilitá-lo em seu site. Com 35 Data Centers espalhados pelo mundo, as solicitações são enviadas e chegam de forma muito mais rápida. Mais de 2.000.000 sites espalhados pelo mundo fazem uso do CloudFlare, um número que inclusive está em constante crescimento.

Sobre a HostDime

A HostDime é uma empresa de Data Center global que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de Cloud Escalável, Servidores Dedicados, VPS (Virtual Private Servers) e Colocation. A HostDime possui e opera Data Centers em Orlando, Florida, bem como México e Brasil (Nordeste e São Paulo), com instalações de rede na Colômbia, Hong Kong, Índia, Holanda, Los Angeles e Reino Unido.

A HostDime. foi fundada e incorporada em Orlando em 2001 e conta com mais de 250 funcionários globais em sete países. Atualmente classificado como um dos data centers empresariais mais confiáveis no Sudeste dos EUA, com sua grande capacidade de rede, mais de 5.000.000 aplicativos on-line e uma base de 50.000 clientes globais ativos.