Os arquivos do seu computador nunca estão 100% seguros: eles estão sendo sempre ameaçados por ações despropositadas dos usuários ou por mau funcionamento dos sistemas. Só quem já perdeu arquivos importantes conhece bem a importância de fazer um backup. E fazê-lo regularmente é a única forma de manter esses arquivos sempre atualizados com os do seu computador, tablet ou smartphone.
Um dos modos de fazer backup é salvar seus arquivos mais importantes periodicamente em um pendrive ou em um HD externo. No entanto, um modo de fazer backups de forma eficiente se destaca pela comodidade e mobilidade. Estamos falando do backup Online! Confira como funciona esse método:
Backup online: por que devo optar por ele?
O backup Online, também chamado de backup em nuvem, funciona assim: ao invés de salvar seus arquivos em um HD externo, você faz o upload dos seus arquivos para um servidor remoto via online, que é controlado por administradores competentes, usando processos de segurança avançados, contando com toda a infraestrutura que a internet pode oferecer!
Pensando em segurança, seus arquivos estarão muito mais seguros em um servidor remoto do que em um HD externo pendurado no seu computador. Colocando seu backup na nuvem, além de poupar espaço no seu computador, esses arquivos estarão acessíveis por qualquer aparelho móvel com acesso a internet — como um smartphone ou tablet — facilitando o seu acesso a eles e economizando tempo.
Dicas para fazer um backup eficiente
Use um software dedicado
Não faça os backups manualmente, use um programa que faça esse trabalho por você. Fazer os backups manualmente demanda tempo, por isso baixe um programa que realize esse backup automaticamente na nuvem.
Faça backups regularmente
Quanto maior for a frequência que você trabalha no computador, mais você deve fazer backups. Se você usa seu PC todos os dias, você deve agendar um backup pelo menos uma vez na semana. Se você usa o computador com menos frequência, um backup por mês deve ser o suficiente.
Estabeleça prioridades
É importante saber quais arquivos você não pode se dar ao luxo de perder — sejam documentos, planilhas, endereços e senhas das suas contas de e-mail, chaves e licenças de programas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, etc. Se você identificar primeiro quais são os arquivos mais importantes, não somente facilitará fazer o backup, mas também evitará aumentar o uso da sua internet ao salvar arquivos grandes e desnecessários.
Faça backup dos seus dispositivos móveis
Seus dispositivos móveis também precisam de backup! Use um software que faça um backup em nuvem dos seus dados e configure-o para salvá-los automaticamente. Assim, mesmo se você perder ou trocar seu celular, você ainda terá seus contatos, fotos, mensagens, entre outras informações importantes salvas em um lugar seguro. Você não precisa mais perder seus arquivos sempre que for trocar de celular!
Separe as fotos dos vídeos
É importante separar as fotos dos vídeos por causa da grande diferença de tamanho entre esses arquivos. Assim todo o processo de backup será mais organizado.
Meus Backups na HostDime
Se você possui plano de Hospedagem, Revenda, VPS ou Servidor Dedicado com a HostDime, veja nosso post sobre a Importância do Backup e conheça também nossa Política de Retenção de Backup.
Não espere até perder seus arquivos para pensar em realizar um backup. Garanta a segurança dos seus arquivos agora! Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!