Tudo está indo bem no seu servidor. Os clientes estão acessando os seus e-mails, baixando suas mensagens, mas eis então o momento de pânico: O LOAD da máquina atinge o pico suportável e todos os serviços suportados pela máquina ficam inacessíveis. O pânico toma conta e é difícil encontrar uma solução que não seja o imediato restart do servidor, já que o acesso SSH também está comprometido.
Saiba que, em muitos casos, o overload provocado no seu servidor pode ser por conta do RoundCube, um dos webmails preferidos do cPanel. Bem, na verdade a culpa não é do leitor, mas sim do MySQL. Este banco de dados é o escolhido para rodar o RoundCube, porém ele possui uma regra padrão: Toda nova execução deve aguardar a primeira esperar para ser, finalmente, executada. Em uma situação de hosting, são feitas milhares de consultas em e-mails a cada minuto – e muitas delas usando o RoundCube. O excesso de requisições na fila de execuções do MySQL poderá fazer – e fará – com que o servidor aumente o seu LOAD por conta do banco de dados e todos os serviços fiquem intermitentes.
Uma solução bastante interessante proposta pelo pessoal do NerdBlog.info é alterar o banco de dados padrão utilizado pelo RoundCube, passando a utilizar o SQLite:
- Acesse o seu servidor cPanel/WHM com o usuário root;
- Execute o seguinte comando:
[code]/scripts/convert_roundcube_mysql2sqlite[/code]
Após alguns minutos, as novas execuções do RoundCube serão feitas pelo SQLite e você não irá mais sofrer com o overload do seu servidor – pelo menos o que era ocasionado pelo MySQL.
Importante
Como no caso do Caio Zanzarini (comentário abaixo), é possível que a modificação do banco de dados apresente uma falha. Para contorná-la, basta atualizar a versão do seu RoundCube com o comando:
[code]/usr/local/cpanel/bin/update-roundcube –force[/code]
Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!