O Google está lançando um novo recurso em suas páginas de busca para sites que são projetados para IPhones e dispositivos Android. Os resultados de páginas que funcionarão bem no seu seu smartphone agora têm as palavras “Mobile-friendly” na frente do resumo.
Também é citado em seu post que o “Mobile-friendly” posiciona melhor o seu site nas páginas de busca, colocando medo nos webmasters que não dominam design responsivo.
Embora o Google diz que a atualização estará disponível nas próximas semanas, nós também conseguimos visualizar no celular Android:
Tag mobile-friendly destacado em vermelho
Em particular, o Google considera uma página corretamente projetada para smartphones e tablets, quando:
- Evita software que não é comum em dispositivos móveis (a exemplo do Flash)
- Possibilita a leitura do texto sem zoom
- Tamanhos do conteúdo para a tela evitando que usuários rolem horizontalmente ou utilizem zoom
- Os links estão separados o suficiente para ser facilmente clicado
Esta não é a primeira vez que o Google tenta fazer sites em versão mobile se destacarem em suas páginas de busca. No início deste ano, foi introduzido tag semelhante que alertou as pessoas sobre falhas com redirecionamentos em navegadores móveis.
Embora seja grande de grande valor o fato do Google estar alertando as pessoas de forma proativa sobre a navegação em dispositivos móveis ainda há frustração por parte de alguns usuários enquanto navegam no celular: sites que pedem para você baixar um aplicativo toda vez que você visitar :S