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Deve ter imaginado aquele urso chinês dócil, com suas típicas manchas escuras nos olhos. Mas o Panda o qual estamos nos referindo neste post é o Google Panda, uma nova atualização algorítmica para os motores de busca do Google. Basicamente ele irá penalizar, dentre outros quesitos, sites que tenham o seu conteúdo copiado ou de baixa relevância para os seus visitantes, além de páginas que demoram demais para serem carregadas e aquelas que possuem muitos anúncios. As punições vão desde a queda nas páginas de busca até a exclusão total dos resultados. Rumores sobre a atualização já rolam desde março, porém o upgrade nos algorítimos de fato abateu os brasileiros neste mês de Agosto. Pra você que tem um blog/site autêntico, que se dá ao trabalho de sempre postar conteúdos de qualidade para seus visitantes, sem muita poluição visual de ads, essa mudança não irá assustar. Daremos algumas dicas vitais para que seu rankeamento no Google não caia:

  • Tenha conteúdo próprio: Evite simplesmente copiar e colar textos de outros sites apenas para atrair visitas. Mesmo que você poste a cada 2 dias, faça um texto original e condizente com o que seu público procura;
  • Use a abuse das tags: Elas têm um papel fundamental para distinguir os assuntos que são abordados em seu site, o que fará com que o Google visite mais páginas.
  • Use otimizadores de Cache para conteúdo e imagens: O uso de compactadores de conteúdo (e caching) nunca foram tão importantes como agora. Como o Panda leva em consideração o tempo de carregamento de uma página, é importante dar uma atenção especial ao peso total de sua página e manter imagens/códigos repetidos no cache de navegação do usuário;
  • Tempo de visita: Use Google Analytics e veja o tempo que o seu visitante gasta em cada página e no site como um todo. Caso esse tempo seja curto, a sua taxa de rejeição será grande e o Panda irá analisar isso. Para isso, escreva de forma clara e objetiva sobre assuntos os quais os seus leitores desejem ter conhecimento. Vale também a dica que o conteúdo pode estar excelente, mas o site ser confuso, ter excesso ou falta de menus. Até mesmo uma barra de busca acessível poderá ser essencial para as pessoas que estão visitando seu site;
  • Muita imagem e pouco texto: Essa dica já funcionaria mesmo antes do Panda, mas agora será ainda mais perigoso ter imagens quais o Google não consegue ler. Textos formatados em imagens podem ter efeitos estilizados, mas de nada importam para o Google, que vai te derrubar nas pesquisas. Caso seja necessário o uso das imagens, o faça em conjunto com conteúdo relevante;
  • Use o atributo alt para descrevê-las: Além do seu site ser acessível para pessoas que utilizem softwares específicos para a interpretação das imagens, o Google também poderá interpretá-las e alavancar seu posicionamento;
  • Ainda sobre imagens: Mesmo colocando as corretas descrições em alt, cuidado para que seu site não fique muito carregado e lento. O Panda irá te punir por isso;
  • Tenha a correta ortografia: Na dúvida, utilize um corretor de textos ou um dicionário online. O Panda já sabe falar português e irá avaliar isso também;
  • Publicidade? Use com moderação: Já deve ter te ocorrido de visitar um site e logo ser impactado por um pop-up chato que você era o visitante 100.000.000 e ganharia um prêmio por isso. Talvez você tenha fechado a página e o Google também faz isso quando visita sites assim. Seu site pode conter ads posicionados estrategicamente para que não atrapalhe a leitura de seu visitante e nem irrite o Panda.
Quem já respeita essas regras, não terá que se preocupar com o Google Panda e poderá até mesmo respirar mais aliviado quanto aos vários plagiadores que rondam a internet. Seu esforço para manter um bom site será recompensado com relevantes posicionamentos orgânicos no Google.